Acredito que a maioria das pessoas, quando busca uma academia para treinar, leva em conta o custo e benefício do local, antes de fazer a escolha. Ou seja, o lugar precisa oferecer o que você procura – segurança, conforto, bons aparelhos e resultado, por exemplo – e isso deve caber no seu orçamento. É óbvio que, quando mais sofisticada for a academia, maior será o valor cobrado para frequentá-la. Agora, existe uma coisa que todo centro de treinamento precisa oferecer e do qual você jamais deveria abrir mão: bom atendimento. Isso se reflete também na maneira com que você é tratado pelos funcionários do local, do recepcionista que o recebe e passa as informações pertinentes ao funcionamento do lugar, ao professor que estará com você na sala de aula para que o resultado almejado seja alcançado. Não é porque a academia é barata, digamos assim, que o atendimento pode ser ruim. Gentileza, atenção e zelo são pontos acessíveis a qualquer profissional minimamente preparado para trabalhar com pessoas. Você não precisa ser amigo de ninguém na sua academia, mas é necessário saber que todos ali estão interessados em atendê-lo bem – por mais chato que você seja. Esse, aliás, deveria ser um dos pontos-chaves na hora de optar por um centro de treinamento. Imagine se você cai em um lugar onde é hostilizado e menosprezado quase que diariamente? A gente sabe que na sala de musculação de muitas academias, é impossível a três ou a quatro professores acompanharem adequadamente 40 alunos. Mas já é algo animador se esses profissionais dão a atenção necessária, ao serem solicitados pelo aluno. E, claro, fazem isso com prazer. Afinal, não há nada pior que professor mal humorado (e o mesmo se aplica à um recepcionista), quando você precisa sanar alguma dúvida. Digo mais: se você é atendido mal por um funcionário do lugar, acenda o sinal de alerta: provavelmente, os gestores ou donos do negócio também são despreparados, pois não treinaram ou orientaram adequadamente aqueles que contratam para lidar com os clientes.