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Treinar e baixar a bola para dormir

A gente sabe – e os estudos afins comprovam – que atividade física é uma grande aliada no combate ao estresse e à ansiedade. Por isso, faz sentido constatar que pessoas que sofrem de insônia por conta desses dois fatores podem se beneficiar com os exercícios. Porém, não se deve esquecer que o efeito imediato de um treino é o de estimular. Você pode chegar cansado e sonolento na academia, mas é só começar a se movimentar de forma mais energética que um novo ânimo toma conta de seu corpo e alma. Então, vem a pergunta que não quer calar: como resolver essa equação? Muito simples: treinar pelo menos três horas antes de ir para cama. Assim, há tempo hábil para uma baixada de bola e, na sequência, você relaxa, o que é muito bom para quem precisa dormir como um anjo. Cada organismo costuma reagir de uma forma, mas é isso que ocorre geralmente. E quem só consegue treinar bem tarde por conta de uma agenda cheia, por exemplo? A regra continua valendo: espere pelo menos três horas antes de ir para cama, mesmo que você tenha que acordar cedinho no dia seguinte. Às vezes é melhor dormir profundamente por um período inferior a oito horas do que ficar parte desse tempo tentando pegar no sono. Como se percebe, atividade física promove inúmeros benefícios. Mas é preciso usar o bom senso ou ter jogo de cintura em algumas situações.

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