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O papel da ioga no controle do peso

Você já deve saber que musculação, bike e corrida são grandes aliados daqueles que querem emagrecer ou manter o peso, já que aumentam o gasto calórico, cada qual da sua maneira. O que talvez você não saiba é que existe outra boa arma contra o acúmulo de gordura: a ioga. Só que, nesse caso, a atuação é diferente. Essa conhecida prática ataca o apetite voraz daqueles que não conseguem dizer não para as guloseimas que devem ser evitadas. Há estudos que mostram que praticantes de ioga adquirem autocontrole e, portanto, pensam duas vezes antes de, levados pelo impulso, comer o que implode o programa de emagrecimento. Sem contar que o estresse, que a ioga também pode combater, é outro amigo do acúmulo de gordura. Mais um ponto importante nesse sentido, pouco explorado: cuide do seu sono, pois quem dorme bem tem menos risco de engordar. Quando dormimos mal, nosso organismo diminui a produção de leptina e aumenta a de grelina. Por que isso é ruim? Endocrinologistas e nutricionais poderão falar melhor sobre o assunto, caso você queira aprofundar-se na questão. Mas posso adiantar, como profissional de educação física, atento ao funcionamento do corpo, que o primeiro hormônio aumenta a sensação de saciedade e o segundo o apetite. Portanto, se você luta contra a balança, talvez seja o caso de adotar esse conjunto de dicas que coloco aqui. Ainda mais por serem caminhos saudáveis e seguros para se detonar a gordura teimosa.

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