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Malhação de resultados

Há algum tempo, treinar por mais de uma hora era considerado essencial para melhorar o visual e o condicionamento físico. Quanto mais tempo na academia, melhor. Se o treinamento fosse diário, então, o resultado era, certamente, garantido. Tudo isso, no entanto, caiu por terra. Ainda bem. Em um mundo cada vez mais acelerado, otimizar o tempo nos exercícios é uma benção. E isso vem ao encontro do que apontam novos e confiáveis estudos sobre treinamento e resultados. Mas é preciso suar mais a camisa. Ou seja, melhor do que treinar por um período prolongado, em uma zona conforto, é exercitar-se por menos tempo, atingindo níveis próximos ao limite máximo de esforço – e isso não tem nada a ver com o nível de condicionamento físico. Como se sabe, esse patamar extremo de esforço é individual. Na musculação, por exemplo, é possível alcançar o melhor resultado exercitando-se cerca de 40 minutos. As séries e números de repetições de cada exercício são reduzidos, mas a sobrecarga deve ser alta. Mais: não é preciso treinar diariamente, dependendo do nível de aptidão física. Exercitar-se três dias por semana, em dias alternados, no geral, pode ser o suficiente para atingir o objetivo desejado. Portanto, se você visa obter ganhos reais em emagrecimento, aumento da massa muscular ou mesmo em condicionamento físico, aposte, acima de tudo, na alta intensidade do treinamento. E isso, evidentemente, significa apostar na qualidade e não na quantidade.

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