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Exercícios no calor

O calor intenso não costuma criar um ambiente favorável para quem pratica alguma atividade física, principalmente a céu aberto. Afinal, a temperatura alta favorece a perda líquida, que pode prejudicar o rendimento ou até provocar um pane no organismo com consequências sérias. Mas não é o caso de ficar em casa, esperando o verão acabar. Basta tomar alguns cuidados. Se você malha em um ambiente refrigerado e não tem nenhum problema com o ar condicionado, melhor. Agora, se não abre mão de praticar alguma atividade física outdoor, o primeiro passo é optar por fazer isso antes das 10 horas ou após às 17 horas, quando o calor é menos intenso, levando em conta o horário de verão. A outra dica é uma velha conhecida que compõe a cartilha da malhação segura, qualquer que seja a temperatura ambiente: beber água antes, durante e depois do exercício. Isso ajuda a repor a perda líquida que a atividade física promove. Para se ter ideia, em dias quentes, mesmo quando não se faz exercícios, essa perda líquida pode chegar a 3%. Caso a atividade física ultrapasse a uma hora, é recomendado, ainda, o uso de isotônicos. Mais: a roupa de treino também deve ser leve, facilitando a transpiração e, assim, a dissipação de calor. De qualquer forma, se mesmo tomando esses cuidados, você sentir algum problema, como fraqueza, indisposição e tontura, pare imediatamente de malhar e fique atento. Se esses sintomas persistirem, consultar um médico.

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