_blog do sangion

Três erros capitais no treino

Como se sabe, quem treina em casa ou mesmo na academia, longe dos olhares atentos do professor, pode cometer erros. Portanto, é preciso ter consciência do que está fazendo para o tiro não sair pela culatra. Nesse sentido, pedi para Waldyr Maciel, professor e coordenador técnico da academia Les Cinq Gym opinar sobre os três principais erros que não se pode cometer no treinamento. Eis a relação dele:

1.Exercitar o mesmo grupo muscular diariamente. É aquela velha história:  você quer melhorar peitoral ou bíceps, por exemplo, e todo santo dia está treinado esses músculos. Além de prejudicar o desenvolvimento deles, por não dar tempo para que descansem, e, assim, cresçam e apareçam, você pode estar abrindo espaço para lesões. É o que os especialistas chamam de overtraining.

2. Seguir um programa de treino sem condições para tal. Outra velha história: copiar um roteiro ou estratégia avançada de treinamento, sem estar condicionado para isso, na tentativa de evoluir mais rápido. Por exemplo: correr grandes distâncias ou em um ritmo muito forte, sem ter fôlego e preparo muscular para tanto, executar exercícios com alto grau de dificuldade, trabalhar com cargas elevadas na musculação. Tudo isso também leva para o mesmo caminho, quando se está mal condicionado: overtraining, que dificulta a evolução e desemboca em lesões.

3. Usar roupas inadequadas ao treino. Por exemplo: cobrir todo o corpo, com roupas pesadas, como se estivesse fazendo uma trilha na neve ou com a temperatura no pé, achando que, assim, vai emagrecer. O que ocorre nesse caso é que você perde muita água – e isso não tem a ver com peso, pois bastaria se hidratar depois para o ponteiro da balança voltar ao normal. Mais: ao ficar desidratado, você pode até passar mal durante o treino.

WhatsApp chat