_blog do sangion

Papo lombar, parte dois

No último post, o professor Waldyr Maciel, coordenador técnico da academia Les Cinq Gym e convidado do blog, explicou a importância de fortalecer a região lombar, em tempos de confinamento. Bem, tem outro aspecto da questão que Waldyr vai explicar agora. Para quem fica muito tempo deitado ou sentado, é importante, ainda, alongar a musculatura da lombar. A tendência, quando ficarmos sempre na mesma posição, é esses músculos “encurtarem”, o que pode provocar dor na região. Aliás, alongar a musculatura lombar é o mínimo que você deveria fazer quando está em casa. Abaixo, alguns exercícios que você pode fazer nesse sentido, pelo menos uma vez ao dia:

1. Deitado de costas, pernas flexionadas, pés no chão (posição do abdominal tradicional). Puxe os joelhos na direção do peitoral, tirando os pés do chão, e fique nessa posição por pelo menos 20 segundos.

2. Na mesma posição do exercício anterior (deitado de costas, pernas flexionadas, pés no chão), só que com os braços abertos no formado de cruz. Desloque as pernas, flexionadas, para um dos lados, apoiando a de baixo no chão, virando a cabeça para o lado oposto, realizando, assim, a rotação de tronco. Então, mantenha posição também por pelo menos 20 segundos. Faça o mesmo exercício para o outro lado.

3. Deitado de costas, pernas estendidas. Eleve uma das pernas e puxe-a em direção ao peitoral, até o ponto que que se sentir confortável. Permaneça na posição também por pelo menos 20 segundos. Faça o mesmo exercício com a outra perna.

4. Deitado de bruços (barriga para baixo), pernas estendidas, braços também estendido à frente. Coloque um travesseiro ou almofada entre o abdômen e o chão. Eleve uma das pernas estendidas e fique nessa posição por pelo menos 20 segundos. Volte à posição inicial e faça o mesmo com a outra perna.

5. Em pés, mãos próximas à lombar. Incline o corpo levemente para trás, sentindo a lombar alongar, sem causar desconforto na região. Também permaneça nessa posição por cerca de 20 segundos.

WhatsApp chat