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O frio chegou. E daí?

O frio está aí e continuar malhando é preciso. Exceto se você é o tipo que gosta de deixar tudo para última hora e só vai lembrar que tem um corpo a ser cuidado quando esquentar, e chegar a hora de mostrar o mesmo em clubes, praias e parques – o que não recomendo. Oras, se o nosso corpo é algo tão precioso, porque não cuidar dele em tempo integral? Portanto, não tem desculpa para entrar no time dos sedentários do inverno. Porém, é preciso ficar atendo a alguns detalhes para que o exercício seja, de fato, produtivo no frio. A sua fome, por exemplo, vai aumentar por conta da necessidade de o organismo gerar mais energia para manter a temperatura estável. Em outras palavras, se você se deixa levar pelo apetite exacerbado, pode engordar. Mesmo malhando. A hidratação também deve ser mantida. Não é porque você transpira menos no frio que seu organismo passa bem sem água. A ordem aqui continua a mesma: cerca de dois litros de água para mulheres e dois litros e meio para homens, diariamente. Mais: o aquecimento antes da atividade física deve ser mais caprichado para evitar lesões, já que o corpo tende a estar mais frio, ainda que ele trabalhe constantemente para reverter essa situação. O ideal é você fazer alguma atividade aeróbica antes do exercício programado, em ritmo confortável, por cerca de cinco minutos, como bike ou esteira. Se o treino for de musculação, faça, ainda, a primeira repetição do exercício, com carga mais leve, antes de impor o seu limite máximo, como é recomendado para obter o melhor resultado. Sente muito frio, mesmo fazendo exercícios, principalmente ao ar livre? Você pode proteger o corpo com uma camiseta de manga comprida e legging feitos de material que aqueçam, sem prejudicar os movimento e a troca de calor com o ambiente. No mais, é só seguir o bom senso.

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